quinta-feira, 8 de abril de 2004

Ai Portugal, Portugal...............

Eu nem sei porque é que ainda acho isto...er...estranho? Não, não é bem isso...surpreendente, talvez, mas em Portugal já nada me devia surpreender.
Estava eu há umas semanas na Rodoviária de Coimbra à espera do expresso para Viseu (para um merecido fim-de-semana depois de três semanas sem ir a casa), sentada num dos bancos, auriculares nos ouvidos a ouvir a RUC (Rádio Universidade de Coimbra, para os que não sabem...) quando duas mulheres obviamente estrangeiras me perguntam se sabia falar inglês (em inglês, claro). Respondi que lá me arranjava e elas lá puseram a sua dúvida. Queriam saber se o autocarro para Lisboa às tantas horas do dia seguinte parava no aeroporto. Disse-lhes que não sabia, talvez fosse melhor perguntarem nas informações. O problema, disseram, é que lá não sabem falar inglês...............
Claro que me dispus a ir lá perguntar, e tirei-lhes a dúvida informando-as que sim, parava no aeroporto, mas tinham de avisar o motorista. Lá me agradeceram pela disponibilidade e foram à sua vida.

Qual é o problema nisto tudo?

Sinceramente, no século XXI, numa cidade como Coimbra que está sempre cheia de turistas, numa central de camionagem onde chegam autocarros de todo o país e do estrangeiro, no ano do Rock in Rio e do Euro 2004, ainda por cima na cidade em que se vão realizar jogos (ironicamente da selecção inglesa, mas até podia ser norueguesa, era a mesma coisa), a funcionária que está no balcão da INFORMAÇÕES não sabe falar inglês!
Francamente! Não saber falar francês até eu. Chinês, Russo, Mongol, ou Sueco, pronto, mas INGLÊS? Chiça! Mesmo que não soubesse, devia haver alguém ao lado que falasse.
É como eu disse, já quase nada me surpreende, mas que me envergonha, isso envergonha.

Este curto episódio serviu pelo menos para algo bom:descobri que o meu inglês falado não está assim tão enferrujado :)

Sem comentários: