segunda-feira, 2 de fevereiro de 2004

Inverno

O Inverno não costuma ser eleito como a estação do ano preferida. É frio, chuvoso, escuro... Todos anseiam pela luz da Primavera, ou o calor do Verão. Mas esta época tem muita beleza.
Quando neva, a paisagem torna-se um sonho. Lembro-me de quando vivia numa freguesia no meio do campo e numa noite dei-me conta que nevava. À luz dos candeeiros, os farrapos de gelo caíam muito suavemente, em silêncio, e iam acumulando-se no chão frio.
No dia seguinte acordei e fui à janela. Um manto branco cobria todo o campo que no dia anterior era verde. Os ramos dos pinheiros, normalmente erguidos para o céu, estavam agora curvados sob o peso da neve, que caíra tão levemente de noite. Ouviam-se ao longe os ruídos de ramos a estalar. Os pinhais pareciam mais escuros, os troncos negros, contrastando com a brancura da neve. Para uma miúda que nunca tinha visto neve, foi mágico.
Mas não é só quando neva que o Inverno é belo. No outro dia fui com o meu pai a S. Pedro do Sul. Chovia e formava-se nevoeiro. Um dia escuro, húmido e triste. E, no entanto, maravilhei-me com a beleza das encostas e dos vales e da floresta.
As folhas dos carvalhos tornaram-se castanho-avermelhado, algumas ainda nos ramos, a maioria cobrindo o chão de cor intensa. Os pinheiros conferiam um verde escuro, e as rochas salientes o cinzento. Os troncos negros das árvores estão cobertos de líquen e musgo e no chão cresce erva verde brilhante. Aqui e além florescem as mimosas, curvadas ao peso das flores. De um talude precipita-se uma pequena cascata, alimentada por uma qualquer nascente. Sobre todo este conjunto, paira uma leve bruma, conferindo-lhe uma sensação de encantamento. Julgo estar num daqueles bosques das lendas, quase espero saltar-me ao caminho uma fada ou um duende, uma menina de capuchinho vermelho ou uma raposinha audaz. Apetece-me pôr uma capa aos ombros, cobrir a cabeça com o capuz e ir à aventura naquela floresta mágica, correr nos prados verdes, matar a sede nos regatos de água pura.
Não me digam que o Inverno é triste e feio. Se não o conhecem, partam à descoberta.

Sem comentários: